Frequently Asked Question
O que é?
Google Meet é uma plataforma de comunicação desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas, chat de vídeo e VoIP. O serviço substitui a versão anterior do Google Hangouts.
Importante!
A fim de garantir o acesso e pleno funcionamento da ferramenta durante as reuniões, ressaltamos a necessidade de testes com antecedência. Neste sentido, solicitamos que realize o cadastro para obter acesso à ferramenta e os testes necessários antecipadamente. Comunique à equipe do Suporte caso ocorra algum problema durante os testes.
Como obter acesso?
- No seu computador, acesse: https://meet.google.com/
- Clique em Fazer login:
- Entre com uma conta de acesso, caso não tenha clique em Criar Conta.
Obs: para quem tiver acesso ao G Suite, utilize o login com o domínio @eremoto.ufrj.br, caso seja seu primeiro acesso siga as seguintes instruções: Recuperar a senha do G Suite
Como utilizar?
Para participar de uma reunião:
- Acesse https://meet.google.com/
- Digite o código da reunião no caixa indicada na imagem abaixo e clique em Participar
Para criar uma reunião:
- Acesse https://meet.google.com/
- Clique em Iniciar uma reunião
- Conceda permissão de acesso ao microfone e a câmera:
- Caso deseja apresentar sua tela para os outros participantes clique em Apresentar se não for o caso clique em Participar agora.
- Caso deseje apresentar sua tela depois você pode fazer isso clicando em Apresentar agora
- Conceda permissão de acesso a sua tela para o Google Meet e escolha a opção Tela inteira para exibir toda sua tela.
- Você pode encerrar a apresentação, sem sair da reunião, a qualquer momento, basta clicar no ícone indicado na imagem abaixo:
Obs: a imagem abaixo aparece enquanto você está apresentando sua tela. - Para convidar outras pessoas para participar da reunião, você pode clicar em Detalhes da reunião, clicar sobre Copiar informações sobre como participar e enviar para as informações para quem desejar apenas colando (isto é, apertando CTRL + V)
- Para ativar ou desativar o microfone clique no ícone indicado na imagem abaixo:
- Para ativar ou desativar o microfone clique no ícone indicado na imagem abaixo:
- Para ativar ou desativar a câmera clique no ícone indicado na imagem abaixo:
- Para sair da reunião clique no ícone indicado na imagem abaixo:
- Para abrir o chat do Google Meet clique no ícone indicado na imagem abaixo:
- Para ver a lista de participantes da reunião ou enviar convite da reunião por e-mail, clique no ícone indicado na imagem abaixo:
- Clique em Adic. pessoas caso queira enviar convite da reunião por e-mail.
- Você pode ter acesso a mais recursos clicando no ícone no canto inferior direito conforme indicado na imagem abaixo.
No painel que se abre é possível ver recursos como alteração do layout da videoconferência, exibição em tela cheia, e também ativação de legendas instantâneas no Google Meet, o que possibilita uma maior acessibilidade a plataforma. - Caso queira realizar gravações, será necessário ter uma conta no G Suite, caso tenha no passo 16 serão exibidas a seguintes opções:
Basta clicar em Gravar reunião, logo em seguida será exibida a imagem abaixo, basta clicar em Aceitar para iniciar a gravação:
Obs: A Google informou a seguinte nota sobre as gravações:
"Os clientes com a edição Education poderão continuar gravando reuniões até o final de 2020. Com as gravações temporárias, esses clientes podem gravar uma reunião e compartilhá-la no domínio durante 30 dias até a expiração."
Para mais informações acesse: https://support.google.com/meet