Perguntas Frequentes
Existem diversas formas de se autenticar em aplicativos, sites e sistemas. Vamos tentar mostrar aqui de maneira bem simplificada os dois mais utilizados na UFRJ: o LDAP e o CAS.
- LDAP (Lightweight Directory Access Protocol)
Com uma conta do LDAP da UFRJ nossos usuários podem se autenticar em diversos serviços, sendo o SEI o sistema mais utilizado. O login via LDAP funciona através de um nome de usuário e uma senha. Se você ainda não tem um login LDAP, faça seu cadastro na Intranet UFRJ (clicar no link CadLDAP para realizar o cadastro).
Para quem quiser saber mais…
O LDAP é um protocolo para acessar e manter um serviço de diretório distribuído em rede.
Além de guardar o nome de usuário e a senha, podemos guardar informações dos usuários para que as aplicações possam utilizar. Podemos guardar o e-mail e o setor em que cada um trabalha, por exemplo. Quando um sistema é acessado, o sistema pode consultar o LDAP e executar uma instrução do tipo:
Procure por todas as pessoas do setor “PR-4” cujo nome começa com "Maria" e estão com a conta ativa. Por favor, retorne seus nomes completos e seus e-mails.
A página sobre LDAP na Wikipédia tem informações um pouco mais detalhadas sobre esse funcionamento, acesse aqui.
- CAS (Central Authentication Service)
Com uma conta do CAS da UFRJ nossos usuários podem se autenticar em diversos serviços, sendo a Intranet UFRJ o sistema mais utilizado. O login via CAS funciona através do número do CPF e uma senha.
Para quem quiser saber mais…
O CAS é um protocolo específico para autenticação. Por ser centralizado, ele permite que diversas aplicações possam consultar uma base de dados e conferir se aquele usuário tem a senha correta e se tem permissão para acessar aquele site ou sistema.
Para informações mais detalhadas, acesse a página do projeto clicando aqui (link em inglês).