Perguntas Frequentes

Login nos Sistemas da UFRJ: LDAP e CAS
Última atualização 2 ano(s) atrás

Existem diversas formas de se autenticar em aplicativos, sites e sistemas. Vamos tentar mostrar aqui de maneira bem simplificada os dois mais utilizados na UFRJ: o LDAP e o CAS.


  • LDAP (Lightweight Directory Access Protocol)

Com uma conta do LDAP da UFRJ nossos usuários podem se autenticar em diversos serviços, sendo o SEI o sistema mais utilizado. O login via LDAP funciona através de um nome de usuário e uma senha. Se você ainda não tem um login LDAP, faça seu cadastro na Intranet UFRJ (clicar no link CadLDAP para realizar o cadastro).

Imagem de tela de login do SEI/UFRJ
Exemplo de tela de login do SEI/UFRJ

Para quem quiser saber mais…

O LDAP é um protocolo para acessar e manter um serviço de diretório distribuído em rede.

Além de guardar o nome de usuário e a senha, podemos guardar informações dos usuários para que as aplicações possam utilizar. Podemos guardar o e-mail e o setor em que cada um trabalha, por exemplo. Quando um sistema é acessado, o sistema pode consultar o LDAP e executar uma instrução do tipo:
Procure por todas as pessoas do setor “PR-4” cujo nome começa com "Maria" e estão com a conta ativa. Por favor, retorne seus nomes completos e seus e-mails.

A página sobre LDAP na Wikipédia tem informações um pouco mais detalhadas sobre esse funcionamento, acesse aqui.


  • CAS (Central Authentication Service)

Com uma conta do CAS da UFRJ nossos usuários podem se autenticar em diversos serviços, sendo a Intranet UFRJ o sistema mais utilizado. O login via CAS funciona através do número do CPF e uma senha.

Imagem de tela de login do CAS
Exemplo de tela de login do CAS


Para quem quiser saber mais…

O CAS é um protocolo específico para autenticação. Por ser centralizado, ele permite que diversas aplicações possam consultar uma base de dados e conferir se aquele usuário tem a senha correta e se tem permissão para acessar aquele site ou sistema.

Para informações mais detalhadas, acesse a página do projeto clicando aqui (link em inglês).

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!