Perguntas Frequentes

Tutorial para acesso ao Periódicos CAPES via CAFe
Última atualização 3 ano(s) atrás

Para realizar seu acesso ao Periódicos CAPES utilizando o proxy UFRJ, por favor siga os seguintes passos:

1) Acesse a página inicial do Periódicos CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br

1.a) Ao fazer isso, você receberá a seguinte mensagem "Você está acessando o conteúdo gratuito do Portal. O conteúdo assinado está disponível para os acessos com IP identificado das instituições participante". Em seguida feche a mensagem e acesse o link "ACESSO CAFE", localizado no topo da página, levemente à direita (ou clique aqui)

1.b) Na próxima tela, no campo "Digite a sigla ou o nome da instituição e a selecione", digite "UFRJ" e ao encontrar a instituição, selecione-a e em seguida clique em "Enviar";

1.c) Na tela seguinte, informe seus dados de login, são eles: (1) o e-mail cadastrado no EduRoam da UFRJ e (2) sua senha pessoal de acesso à Intranet da UFRJ. IMPORTANTE! Se você ainda não realizou este cadastro de e-mail, leia a Observação #1 logo abaixo. Caso já o tenha feito, avance para o tópico 1.d) deste passo a passo.

Obs #1: O endereço que será utilizado para se ter acesso às bases bibliográficas é o mesmo cadastrado para acessar a rede EduRoam da UFRJ. Caso você ainda não tenha feito isso, você poderá acessar a página de cadastro através deste link (utilize seu CPF e senha da Intranet para logar-se). Após ler atentamente o texto da página em questão, cadastre seu e-mail conforme é solicitado e após receber a mensagem de confirmação você deverá aguardar um período de até 24h para que o cadastro de seu e-mail na rede EduRoam seja efetivado pela Rede Nacional de Pesquisa - RNP, para que então passe a ter efeito nas bases bibliográficas.

1.d) Na tela seguinte, você deverá ler e aceitar as políticas e termos de utilização e logo em seguida você será redirecionado de volta para a tela inicial do Periódicos CAPES, onde ficam as ferramentas de busca bibliográficas. Se tudo tiver sido feito corretamente, você deverá notar a mensagem "Acesso por: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" logo abaixo do cabeçalho da página, no topo dela à esquerda, e então já estará utilizando o acesso da universidade para realizar as buscas e aquisição de artigos científicos e itens relacionados.

Obs #2: Em anexo está um guia resumido com figuras que podem ajudá-lo(a) a visualizar o passo a passo.

Importante!

A fim de garantir o acesso e pleno funcionamento da ferramenta durante as reuniões, ressaltamos a necessidade de testes com antecedência. Neste sentido, solicitamos que realize o cadastro para obter acesso à ferramenta e os testes necessários antecipadamente. Comunique à equipe do Suporte caso ocorra algum problema durante os testes.


Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!