Frequently Asked Question

Tutorial de acesso ao chat TIC/UFRJ
Última atualização 2 months ago


O que é?


O Chat TIC é um aplicativo de comunicação seguro para troca de mensagens instantâneas e arquivos entre os colaboradores da TIC.


Como obter acesso?



Acesse: https://chat.tic.ufrj.br/#/login (No primeiro acesso, você precisará seguir o passos abaixo).

Obs.: Para criar a conta basta acessar a Intranet (https://intranet.ufrj.br), confira se o seu email cadastrado na Intranet é o institucional (como alterar o e-mail cadastrado na Intranet) e clique no botão igual a imagem abaixo.

image


Na tela seguinte clique em "Cadastre-se", escolha um nome de usuário e defina uma senha (mínimo de oito caracteres).

Obs.: Se neste momento for informado que já existe uma conta associada ao seu CPF, mas você não tem mais acesso ao e-mail cadastrado para recuperar a senha, acesse o endereço https://suporte.tic.ufrj.br/open.php e escolha o tópico de ajuda "Suporte e Manutenção", ou envie um e-mail para atendimento@tic.ufrj.br para abrir um chamado solicitando a alteração do email para o seu institucional para servidores e o @ufrj.br para alunos.

image



  • Em "Sign in" o usuário deverá clicar em "Change" e inserir matrix.tic.ufrj.br
  • Username será o mesmo criado no CadLDAP
  • O campo senha deverá ser a senha criada no CadLDAP


Você também pode utilizar o Chat Tic através do seu celular. Basta você instalar o aplicativo "Riot.im".
Riot.im (Versão Android): https://play.google.com/store/apps/details?id=im.vector.app


Como funciona?


  • Para iniciar uma conversa com uma pessoa
image



  • Clicar no + ao lado de DIRECT MESSAGES
  • Digitar o nome do usuário que deseja iniciar um bate papo
  • Se não encontrar o usuário digite @nomedeusuário:id.ufrj.br



  • Para iniciar um bate papo em Grupo
image



  • Clicar no + ao lado de SALAS

  • Dar um nome a sala
  • Clicar em Convidar para esta sala no canto superior direito.
  • Fazer as mesmas configurações para bate papo com uma pessoa

Importante!



A fim de garantir o acesso e pleno funcionamento da ferramenta durante as reuniões, ressaltamos a necessidade de testes com antecedência. Neste sentido, solicitamos que realize o cadastro para obter acesso à ferramenta e os testes necessários antecipadamente. Comunique à equipe do Suporte caso ocorra algum problema durante os testes.


Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!