Perguntas Frequentes

Tutorial de acesso à Nuvem UFRJ
Última atualização 2 ano(s) atrás

O que é?

A Nuvem UFRJ é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, Carnet (Post-It), Falar (Mensageiro), Gerenciador de Contatos, Calendário, Deck (Organizador pessoal e de projetos) e Tarefas.

Como obter acesso?


  1. É preciso ter se cadastrado previamente no CadLDAP, caso não tenha uma conta (mesmo usuário e senha do SEI) siga este tutorial.
  2. Caso não lembre a senha siga este tutorial.
  3. Caso deseje que seu setor/unidade tenha uma pasta com mais espaço de armazenamento para compartilhamento entre todos do setor/unidade, abra um chamado e escolha o tópico de ajuda "Suporte e Manutenção" ou envie um e-mail para atendimento@tic.ufrj.br utilizando email institucional nos informando a estrutura de pastas, o nome de usuário de cada um que deva ter acesso às pastas e o nível de permissão (visualizar e/ou modificar).

Como utilizar?

Clicando em + você pode enviar um arquivo, criar uma nova pasta ou um novo documento de texto.

image



Para compartilhar arquivos/pastas diretamente com alguém clique no símbolo de compartilhamento ao lado do arquivo/pasta, e depois digite o nome de usuário no campo de pesquisa (1).

Para compartilhar como link clique no + ao lado de Compartilhar link, clique no símbolo de copiar (2) para enviar o endereço e em reticências (3) para configurar o compartilhamento.

image



Alternativamente ao navegador você pode utilizar o cliente Nextcloud, que existe para celular e computador.


Clique aqui para baixar

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!