Perguntas Frequentes
O que é?
A Nuvem UFRJ é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, Carnet (Post-It), Falar (Mensageiro), Gerenciador de Contatos, Calendário, Deck (Organizador pessoal e de projetos) e Tarefas.
Como obter acesso?
- É preciso ter se cadastrado previamente no CadLDAP, caso não tenha uma conta (mesmo usuário e senha do SEI) siga este tutorial.
- Caso não lembre a senha siga este tutorial.
- Caso deseje que seu setor/unidade tenha uma pasta com mais espaço de armazenamento para compartilhamento entre todos do setor/unidade, abra um chamado e escolha o tópico de ajuda "Suporte e Manutenção" ou envie um e-mail para atendimento@tic.ufrj.br utilizando email institucional nos informando a estrutura de pastas, o nome de usuário de cada um que deva ter acesso às pastas e o nível de permissão (visualizar e/ou modificar).
Como utilizar?
Clicando em + você pode enviar um arquivo, criar uma nova pasta ou um novo documento de texto.
Para compartilhar arquivos/pastas diretamente com alguém clique no símbolo de compartilhamento ao lado do arquivo/pasta, e depois digite o nome de usuário no campo de pesquisa (1).
Para compartilhar como link clique no + ao lado de Compartilhar link, clique no símbolo de copiar (2) para enviar o endereço e em reticências (3) para configurar o compartilhamento.
Alternativamente ao navegador você pode utilizar o cliente Nextcloud, que existe para celular e computador.