Perguntas Frequentes

Tutorial de acesso do Microsoft Teams
Última atualização 3 ano(s) atrás

O que é?


O Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho.

Importante!


A fim de garantir o acesso e pleno funcionamento da ferramenta durante as reuniões, ressaltamos a necessidade de testes com antecedência. Neste sentido, solicitamos que realize os testes necessários antecipadamente. Comunique à equipe do Suporte caso ocorra algum problema durante os testes.

Como obter acesso?


Para obter acesso ao Microsoft Teams é necessário que você possua um e-mail "@ufrj.br". Você precisará do e-mail "@ufrj.br" para realizar o seu cadastro junto na Microsoft.

    Caso você já possua um e-mail "@ufrj.br", siga para o passo 3 deste manual;

1- Criação de e-mail com domínio @ufrj.br e outras operações

Acesse a página www.intranet.ufrj.br

Clique “Entrar na Intranet”

Digite seu cpf e a senha

image
Fig. 01

Clique em: “E-mail @ufrj.br” (Fig. 02)

image
Fig. 02

Verifique a disponibilidade para o nome desejado e clique em Criar Redirecionamento (Fig. 03). Após isso, digite o e-mail onde você quer receber seus e-mails oriundos do domínio @ufrj.br (por exemplo, meuemail@gmail.com, ou meuemail@yahoo.com.br, ou meuemail@outlook.com, etc.) (Fig. 04) e clique em Criar Redirecionamento.

Fig.03
Fig.03
Fig. 04
Fig. 04

Caso tenha já tenha um e-mail do domínio @ufrj.br e tenha esquecido o nome, ou deseje renovar a utilização, ou deseje liberar sua utilização, clique em um dos links em Outras Operacões (Fig. 05).

Fig. 05
Fig. 05

IMPORTANTE!
Após a criação ou alteração do redirecionamento, você deve aguardar por 1 hora para que o processo seja finalizado (os processos de criação ou alteração do redirecionamento podem demorar até 1 hora).

Dúvidas sobre o cadastramento do e-mail "@ufrj.br" deverão ser encaminhadas através deste formulário.

Você pode obter mais informações sobre o e-mail com o domínio @ufrj.br aqui: https://suporte.tic.ufrj.br/kb/faq.php?id=141


2- Modificando o e-mail para redirecionamento

Digite o nome do e-mail @ufrj.br e clique em Criar Redirecionamento (Fig. 06).

Após isso, modifique o e-mail para onde deverão ser redirecionadas suas novas mensagens e clique em Alterar Redirecionamento (Fig. 07).

image
Fig. 06
image
Fig. 07


3- Criação de conta para o Office 365 Educação

Vá para https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office digite seu e-mail@ufrj.br e clique em Guia de Introdução (Fig. 08).

Após isso, escolha um dos dois perfis: Eu sou um Aluno ou Eu sou um professor (Fig. 09).

Escolhido o perfil, você deverá preencher um pequeno cadastro para obter acesso gratuito ao suíte de programas da Microsoft (Fig. 10 e 11).

image
Fig. 08
image
Fig. 09
image
Fig. 10
image
Fig. 11

4- Acessando o Microsoft Teams

Após o término do cadastro, você será encaminhado à página do suíte de programas da Microsoft como na Fig. 12, onde deverá clicar no ícone do Microsoft Teams para que esse possa ser utilizado online.

Fazendo isso, uma página como a da Fig. 11 será aberta.

image
Fig. 12

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!