Perguntas Frequentes
O que é?
É uma solução de videoconferência gratuita, criptografada e 100% de código aberto. Por enquanto, sem necessidade de criação de conta.
Importante!
A fim de garantir o acesso e pleno funcionamento da ferramenta durante as reuniões, ressaltamos a necessidade de testes com antecedência. Neste sentido, solicitamos que realize os testes necessários antecipadamente. Comunique à equipe do Suporte caso ocorra algum problema durante os testes.
Como obter acesso?
Basta acessar o site: https://meet.ufrj.br
Existe uma versão externa do Jitsi Meet (https://meet.jit.si), no entanto seu uso não é recomendável para trabalhos da UFRJ, pois a versão interna da UFRJ possui uma confiabilidade maior em termos de segurança. No entanto, no caso de o Meet UFRJ estiver indisponível, pode-se utilizar o Jitsi Meet como substituto, pois ele apresenta as mesmas funcionalidades.
Caso esteja utilizando um dispositivo móvel, será necessário instalar o aplicativo Jitsi Meet, ele está disponível nos seguintes links: Play Store(Android) e App Store(Iphone).
No dispositivo móvel deverá ser configurado o endereço do servidor utilizado pela UFRJ
( https://meet.ufrj.br ). Você deverá fazer isso nas configurações do aplicativo, conforme segue:
- Abra o aplicativo e selecione o ícone conforme indicado na imagem abaixo:
- Clique em Settings:
- Digite em Server URL: https://meet.ufrj.br/
Feito isso, você já estará utilizando o aplicativo como uma versão interna da UFRJ
Como utilizar?
- Acesse https://meet.ufrj.br
- Digite o nome da sala que deseja criar:
- Ou então, alternativamente, você pode digitar o nome da sala no fim da URL, como mostra na imagem abaixo:
- Para compartilhar a sala, basta copiar a URL (selecione e aperte CTRL + C) e enviar o link para quem deseja disponibilizar o acesso (CTRL + V)
- Você também pode criar uma senha antes de compartilhar, para isto primeiro clique no ícone de informação, como exibido na imagem abaixo:
- Depois clique em Adicionar senha, digite a senha que deseja criar e aperte Enter:
- Caso esteja utilizando o Google Chrome, pode ser que peça permissão para acessar a câmera e o microfone, clique em Permitir:
- Caso esteja utilizando o Firefox, antes de clicar em Permitir, marque a caixa Memorizar esta decisão, para que ele não peça permissão nos próximos acessos:
- Caso você queira desativar sua câmera, clique no botão conforme indicado na imagem abaixo:
- É recomendável que todos os participantes da videoconferência desativem o microfone quando não estiverem falando, isso evitará ruídos e todos poderão lhe escutar melhor. Para desativar o microfone, clique no botão indicado na imagem abaixo:
- Quando algum participante da videoconferência quiser comunicar, é recomendável que antes de ativar o microfone clique na "mãozinha" como mostra na imagem abaixo. Essa prática evitará interrupções ao longo da videoconferência.
- Todos os outros participantes poderão visualizar a "mãozinha" como mostra a imagem abaixo:
- Caso você queira compartilhar alguma anotação, o Jitisi Meet possui um chat, para executá-lo clique no botão conforme indicado na imagem abaixo:
- Para compartilhar a tela do seu monitor com os demais participantes, clique no botão conforme indicado na imagem abaixo:
- Caso você esteja usando o Firefox, aparecerá um solicitação de permissão semelhante a da imagem abaixo. Você pode escolher exibir apenas uma janela em específico, ou mostrar a tela inteira.
- Caso esteja utilizando o Google Chrome, aparecerá uma solicitação semelhante a do Firefox, basta selecionar a opção desejada e clicar em Compartilhar:
- Você pode mudar a forma de visualização da sala, basta clicar no botão conforme indicado na imagem abaixo:
- Se você passar o mouse sobre qualquer uma das telas dos participantes (inclusive a sua), você verá a qualidade de sua transmissão representada pela "bolinha de sinal de rede" que está indicada na imagem abaixo:
Segue a legenda das "bolinhas":- Verde: Boa
- Amarela: Média
- Vermelha: Ruim
- Cinza: Conexão perdida, neste caso o participante precisar entrar de novo na sala.
- Pode ser interessante que você se identifique, principalmente se você estiver com a câmera desligada, para isto clique na tela que exibe você, ou que está escrito "me", conforme indicado na imagem abaixo:
- Digite o seu nome e assim todos saberão quem é você, mesmo que esteja com a câmera desligada:
- Caso o vídeo esteja travando, você pode reduzir a qualidade da reprodução. Para configurar a qualidade da resolução primeiro clique no botão conforme indicado na imagem abaixo:
- Selecione a opção Gerenciar qualidade:
- São 4 possibilidades: largura de banda baixa, baixa definição, definição padrão, e alta definição. Selecione a qualidade desejada e clique em Feito:
- É possível compartilhar um vídeo do YouTube, copie a URL do vídeo do YouTube e selecione a opção abaixo:
- Cole a URL do vídeo e clique em Compartilhar:
- Para encerrar a chamada, clique no botão conforme indicado na imagem abaixo: