Perguntas Frequentes

Tutorial do Jitsi Meet UFRJ (backup)
Última atualização 3 ano(s) atrás

O que é?

É uma solução de videoconferência gratuita, criptografada e 100% de código aberto. Por enquanto, sem necessidade de criação de conta.

Importante!

A fim de garantir o acesso e pleno funcionamento da ferramenta durante as reuniões, ressaltamos a necessidade de testes com antecedência. Neste sentido, solicitamos que realize os testes necessários antecipadamente. Comunique à equipe do Suporte caso ocorra algum problema durante os testes.


Como obter acesso?

Basta acessar o site: https://meet.ufrj.br

Existe uma versão externa do Jitsi Meet (https://meet.jit.si), no entanto seu uso não é recomendável para trabalhos da UFRJ, pois a versão interna da UFRJ possui uma confiabilidade maior em termos de segurança. No entanto, no caso de o Meet UFRJ estiver indisponível, pode-se utilizar o Jitsi Meet como substituto, pois ele apresenta as mesmas funcionalidades.

Caso esteja utilizando um dispositivo móvel, será necessário instalar o aplicativo Jitsi Meet, ele está disponível nos seguintes links: Play Store(Android) e App Store(Iphone).

No dispositivo móvel deverá ser configurado o endereço do servidor utilizado pela UFRJ
( https://meet.ufrj.br ). Você deverá fazer isso nas configurações do aplicativo, conforme segue:

  1. Abra o aplicativo e selecione o ícone conforme indicado na imagem abaixo:

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  2. Clique em Settings:

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  3. Digite em Server URL: https://meet.ufrj.br/

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Feito isso, você já estará utilizando o aplicativo como uma versão interna da UFRJ

Como utilizar?

  1. Acesse https://meet.ufrj.br
  2. Digite o nome da sala que deseja criar:

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  3. Ou então, alternativamente, você pode digitar o nome da sala no fim da URL, como mostra na imagem abaixo:

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  5. Para compartilhar a sala, basta copiar a URL (selecione e aperte CTRL + C) e enviar o link para quem deseja disponibilizar o acesso (CTRL + V)

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  7. Você também pode criar uma senha antes de compartilhar, para isto primeiro clique no ícone de informação, como exibido na imagem abaixo:

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  8. Depois clique em Adicionar senha, digite a senha que deseja criar e aperte Enter:

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  9. Caso esteja utilizando o Google Chrome, pode ser que peça permissão para acessar a câmera e o microfone, clique em Permitir:

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  11. Caso esteja utilizando o Firefox, antes de clicar em Permitir, marque a caixa Memorizar esta decisão, para que ele não peça permissão nos próximos acessos:

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  13. Caso você queira desativar sua câmera, clique no botão conforme indicado na imagem abaixo:

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  15. É recomendável que todos os participantes da videoconferência desativem o microfone quando não estiverem falando, isso evitará ruídos e todos poderão lhe escutar melhor. Para desativar o microfone, clique no botão indicado na imagem abaixo:

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  17. Quando algum participante da videoconferência quiser comunicar, é recomendável que antes de ativar o microfone clique na "mãozinha" como mostra na imagem abaixo. Essa prática evitará interrupções ao longo da videoconferência.

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  19. Todos os outros participantes poderão visualizar a "mãozinha" como mostra a imagem abaixo:

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  21. Caso você queira compartilhar alguma anotação, o Jitisi Meet possui um chat, para executá-lo clique no botão conforme indicado na imagem abaixo:

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  23. Para compartilhar a tela do seu monitor com os demais participantes, clique no botão conforme indicado na imagem abaixo:

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  25. Caso você esteja usando o Firefox, aparecerá um solicitação de permissão semelhante a da imagem abaixo. Você pode escolher exibir apenas uma janela em específico, ou mostrar a tela inteira.

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  27. Caso esteja utilizando o Google Chrome, aparecerá uma solicitação semelhante a do Firefox, basta selecionar a opção desejada e clicar em Compartilhar:

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  29. Você pode mudar a forma de visualização da sala, basta clicar no botão conforme indicado na imagem abaixo:

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  31. Se você passar o mouse sobre qualquer uma das telas dos participantes (inclusive a sua), você verá a qualidade de sua transmissão representada pela "bolinha de sinal de rede" que está indicada na imagem abaixo:

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    Segue a legenda das "bolinhas":
    1. Verde: Boa
    2. Amarela: Média
    3. Vermelha: Ruim
    4. Cinza: Conexão perdida, neste caso o participante precisar entrar de novo na sala.
  32. Pode ser interessante que você se identifique, principalmente se você estiver com a câmera desligada, para isto clique na tela que exibe você, ou que está escrito "me", conforme indicado na imagem abaixo:

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  34. Digite o seu nome e assim todos saberão quem é você, mesmo que esteja com a câmera desligada:

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  36. Caso o vídeo esteja travando, você pode reduzir a qualidade da reprodução. Para configurar a qualidade da resolução primeiro clique no botão conforme indicado na imagem abaixo:

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  37. Selecione a opção Gerenciar qualidade:

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  38. São 4 possibilidades: largura de banda baixa, baixa definição, definição padrão, e alta definição. Selecione a qualidade desejada e clique em Feito:

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  39. É possível compartilhar um vídeo do YouTube, copie a URL do vídeo do YouTube e selecione a opção abaixo:

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  40. Cole a URL do vídeo e clique em Compartilhar:

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  41. Para encerrar a chamada, clique no botão conforme indicado na imagem abaixo:

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